quarta-feira, 6 de março de 2013

Explicações!

Olá a todos ;)

Hoje decidi falar um pouco sobre o meu trabalho nos últimos tempos (e desde que entrei para a faculdade que o faço em part-time)! 
Sou explicadora num centro de estudos, sou especializada em matemática, mas também dou explicações de todas as outras disciplinas quando assim é necessário! Trabalho em ambiente de sala de estudo (ou seja dou apoio a vários alunos em várias áreas ao mesmo tempo) e também dou explicações individuais de matemática e físico-química!
Estou a escrever este texto para ajudar alertar alguns pais que tem filhos em centros de estudos assim como os alunos que os frequentam (sei que passam por aqui as duas faixas etárias)! 
Em relação ao pais quando colocam os seus filhos em salas de estudo não esperem que isso chegue para que tirem boas notas ou passem às disciplinas (alguns pensam assim e culpam-nos de tudo em vez de pensarem que a escola é que não ensina bem os alunos), nós apenas ajudamos nos trabalhos de casa, explicamos as matérias e damos exercícios para eles resolverem, mas se não existir trabalho em casa não adianta tudo o que fazemos por lá, ou seja, quando os vossos filhos chegam a casa perguntem o que fizeram no centro de estudos e digam para rever a matéria (principalmente em épocas de testes)!  Em explicações individuais (pelo menos em matemática a físico-química) são sempre dados trabalhos e fichas para fazerem em casa, tentem ver o que eles tem para fazer e se for necessário obriguem a fazê-lo, pois só assim é que se aprendem este tipo de disciplinas! O que costuma acontecer é não fazerem nada em casa (mesmo que nós alertemos os pais para isso) e quando chegam à explicação seguinte o que foi visto na explicação anterior já não sabem, assim não vale a pena...
Para os alunos apenas vos aconselho a fazer sempre tudo o que vos é proposto (que é para vosso bem) e estudar um pouco todos os dias, não precisa de ser muito tempo, mas se estudarem pelo menos uma hora por dia quando chegarem aos testes é mais fácil rever a matéria!

O texto já vai longo, mas espero ter ajudado!

Tenham um resto de uma boa semana!

26 comentários:

  1. Também fui explicadora e sempre dei esse tipo de conselhos, muito bons conselhos mesmo :)

    ResponderEliminar
  2. Eu já tive de ter explicações de matemática no meu 11º ano, havia matérias com as quais não ia mesmo! Mas nunca foi em salas de estudo e a meu ver isso poderá ser menos benéfico porque são muitos ao mesmo tempo para ajudar. Mas é só a opinião de quem nunca passou por lá .P Um bom resto de semana (:

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também dou explicações individuais como refiro no texto e fora de salas de estudo =)

      Eliminar
  3. Dou aulas no secundário e tenho muitos alunos em centros de explicações. O feed-back que tenho dos alunos é que a informação que os pais recebem por parte dos filhos é a mesma daquela que passa da escola. A escola onde dou aulas é TEIP, há muitos problemas, não temos um núcleo de pais propriamente interessados no percurso mas sim na conclusão. Basicamente muitos miúdos já nem querem saber e dizem eles que mentem nos centros de estudo. É muito complicado encontrar um equilibrio entre aquilo que os pais deveriam fazer e o que os professores podem fazer...

    ResponderEliminar
  4. Linda por vezes o caminho mais facil é responsabilizar os outros pelas nossas falhas... enfim infelizmente existe muito esta mentalidade... errada!
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. Olá, também dou explicações num centro de estudos. Muitas vezes os pais também acham que sozinhas fazemos milagres e que pelo facto dos filhos lá andarem têm que ter sempre notas boas.
    Obviamente, que as explicações individuais, regra geral, resultam sempre melhor. Mas essas, os pais não querem.

    ResponderEliminar
  6. Eu também já dei explicações e tudo o que disseste aplica-se a todoas as áreas de estudo. Eu dava explicações até ao 9º ano a todas as disciplinase concordo com tudo o que disseste. Ao longo dos anos as coisas tem-se alterado e em certas disciplinas os professores por vezes são exigentes demais, propondo trabalhos que até eu considero inapropriados para as idades ou demasiado "deixa andar". O resultado depois, claro está, reflecte-se nas notas. E de nada adianta nós esforçarmo-nos se os alunos não se aplicarem um pouco também.

    Excelente post, beijinhos! ^^

    ResponderEliminar
  7. boas dicas :) muitos pais andam enganados

    ResponderEliminar
  8. Interessante saber mais sobre ti, sempre te imaginei mais ligada às humanidades, não sei bem porquê... por isso, para mim, foi uma surpresa saber que és especialista nos "bichos" da matemática e da físico-química :D

    Bom dia :)

    ResponderEliminar
  9. Eu ainda estou a aprender a gostar de calções,
    beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Tenho uma amiga que veio agora de da Dinamarca e lá eles não têm trabalhos de casa, fazem tudo na escola e aparentemente resulta, e aqui mesmo com trabalhos os miúdos parecem que têm cada vez mais dificuldades.
    Das crianças que conheço com 12/13 anos alguns são desinteressados e querem é dançar, ser famosos, mas estudar nem pensar. Os pais só dizem que os estudos são uma obrigação. Eu pergunto-me e se em vez de fazer da escola uma coisa negativa e dar trabalhos da escola de manhã até à noite, não seria melhor fazê-los ver os estudos de forma positiva e que é importante para a sua vida.

    ResponderEliminar
  11. R: Sim os benefícios são maravilhosos!
    Experimenta e depois diz-me!
    ;)

    Bom em relação à matemática confesso que não sou fã!
    Acho que não dei o meu melhor ou não fiquei com as melhores bases por isso tirava sempre positivas franquinhas e nada de grandes e brilhantes notas como a outras disciplinas.
    De qualquer forma tenho de te agradecer todas as dicas... são muito úteis!

    Beijinhos Marafados*

    ResponderEliminar
  12. Nunca fui muito boa aluna a matemática e admito que o meu interesse pela disciplina era quase zero (em grande parte culpa da professora que tive que era uma parvalhona, não explicava nada e só desmoralizava quem tinha mais dificuldades) mas os teus conselhos são muito bons tanto para os pais como para quem é aluno!

    ResponderEliminar
  13. Já não estudo e ainda não sou mãe mas vou lembrar-me disto quando precisar no futuro.

    ResponderEliminar
  14. Á medida que os anos foram passando, fui perdendo a vontade de estudar, então desde que me falta apenas matemática e física e química, perdi totalmente a vontade, até porque sei que não vou conseguir, quer dizer, se não tentar é que não consigo mesmo... Mas a vontade de não estudar é maior que a de estudar... Infelizmente estou assim... Espero ainda mudar isto e empenhar-me a toda a força para os exames deste ano !!! Obrigada pelos teus conselhos...
    Ps. Não tenho explicador, apenas vou assistir às aulas, o que torna tudo mais complicado, mas também não quero gastar mais o dinheiro dos meus pais em explicadores.. Portanto, ou empenho-me a sério ou então ... Não sei o que faça à minha vida.

    ResponderEliminar
  15. :) eu andei num centro de estudos e aplicava-me para tirar boas notas, só com as explicações não vamos lá! é preciso empenho..infelizmente os pais pensam que há milagres

    ResponderEliminar
  16. Ora aqui está um óptimo conselho! Por vezes há a ideia, errada, de que basta ir ao centro de estudos e estar lá uma hora para se ter sucesso escolar...mas não é bem assim, como tu própria o explicas, e bem, aqui... Espero que o teu conselho seja seguido!

    ResponderEliminar
  17. Querida Sonhadora, se me permites, mais que ter explicações e apoios em Centros de Estudos, um aluno, qualquer aluno deve ter hábitos e métodos de estudo. Se tal não existir, nem as explicações individuais fazem milagres.
    E com turmas de 30 alunos como o ME aponta, muitos alunos que não têm as competências adquiridas, ficarão para trás.
    Beijinhos grandes e obrigada por este post. :)

    ResponderEliminar
  18. Bons conselhos, mas acho que o problema da maioria dos miúdos hoje em dia, os meus incluídos, é a falta de método e interesse pelos estudos, eles querem é brincadeira e quanto a isso é difícil a qualquer um fazer milagres. Se eles não tiverem interesse nem vontade, não há centro de estudos que lhes valha.

    ResponderEliminar
  19. Acho muito bem. Vais ganhando dinheiro e experiência.

    ResponderEliminar
  20. Excelente post :)
    Na minha opinião a motivação e o interesse tem que partir do aluno, se o aluno não se interessar por mais explicações que tenha não vai aprender.
    Tb concordo que os pais não se podem descomprometer do papel de educadores e motivadores para o estudo. Delegarem esse papel para a escola ou para o centro não é solução.
    Tenho alunos que dizem que nunca falam da escola em casa. Que interesse podem eles desenvolver, se em casa é um assunto inexistente. Às vezes dou por mim a pensar no livro "inventem-se novos pais", mais responsáveis, mais participativos, mais preocupados com o percurso escolar dos filhos.

    Beijinhos, Carminho

    ResponderEliminar
  21. passatempo =D

    http://livrosechaquente.blogspot.pt/2013/03/passatempo-ama-me-sem-me-suportares.html

    ResponderEliminar
  22. É uma boa maneira de ganhar dinheiro.
    Comecei este ano a ter explicações a matemática e dá muito jeito, mas tento sempre fazer muitos exercícios em casa, pois como disseste se não o fizermos não vale muito termos explicações :) *

    ResponderEliminar
  23. Já me tinha apercebido que tinhas o mestrado em matemática e que davas explicações. Acho uma óptima experiência que te vai ajudar no futuro.
    Quanto a centros de explicações não tenho nada contra, mas pessoalmente como mãe sempre preferi as explicações individuais.
    No entanto minha querida, tens toda a razão no que escreveste, porque se não houver empenho do explicando e da família não existe aproveitamento. Infelizmente a maioria dos alunos e dos pais querem milagres sem estudo e acompanhamento em casa. Continua e muita força. Bjs

    ResponderEliminar
  24. A minha irmã trabalha com crianças e podes crer que tudo o que escreves é tal e qual assim. É um trabalho muito duro para quem está do teu lado. Bjs

    ResponderEliminar