quinta-feira, 30 de abril de 2015

Vale a pena partilhar!

Hoje encontrei uma página de Facebook que desconhecia e que achei que devia ser partilhada convosco!

Podem ler a história da pequena autora de apenas 15 aqui!

A página é esta!

E eu apaixonei-me por este texto (quem me dera escrever assim agora, quanto mais aos 15 anos!):

"E QUANDO O “VERNIZ” DA SOCIEADE ESTALA?! 
Como é que se comporta a sociedade de hoje?
Será que damos conta disso ou nem sequer nos apercebemos?
Lamento muito o que vou dizer mas o mundo em que hoje vivemos é uma sociedade suja, amarrotada, gasta...cheia de nódoas... com remendos aqui e ali...! Em que muitos vivem, basicamente, para as aparências e resto… diria, o que deveria ser o mais considerável não importa! Ou pouco importa.
Esta é a verdadeira realidade em que vivemos hoje! Apesar de, por vezes, nos quererem atirar areia para os olhos dizendo coisas deste género: As pessoas são extremamente solidárias e ajudam-se muito umas às outras! Estão sempre a pensar no outro! Digo eu que geralmente, isso só acontece, quando estão distraídas e não estão a olhar para o seu umbigo, ou então, as mais verdadeiras, são pessoas que na sua essência já trazem incutido o bom carácter e um bom heart emoticon no seu interior.
Eu fui ensinada…a que acima de tudo, aconteça o que nos acontecer, temos de pensar sempre positivo e não devemos olhar só para nós próprios mas sim….Pensar duplamente, ou seja, em nós e no outro!
Infelizmente nem toda a gente neste mundo pensa duplamente…..e transporta a sua alma e o seu coração para sítios muito muito negros e invejosos! 
Posso até fazer-vos um retrato dos pensamentos de hoje em dia, desta sociedade que nos deveria preocupar porque também somos nos responsáveis.
Há muita gente que tem a mania que eles é que sabem e que o caminho da vida é linear e homogéneo….sem diálogo permanente com os outros. Nada de mais errado. Oiço até alguns pais a dizerem:
“Eu cá sei muito bem como educar os meus filhos… Quando fazem asneiras, tento que percebam que excederam os limites…” claro que na prática isto não é assim tão “claro como água” porque depois os adultos que dizem isto, dão logo em casa maus exemplos de falta de diálogo.
Também gosto de ouvir alguns a dizerem:
- “O meu filho só tira cincos na escola” “tem de ser o melhor” - para já, nós não temos jeito para tudo e depois não somos “A pessoa perfeita” não sei…digo eu!
Há também uns que dizem assim em publico: 
- “Eu digo sempre ao meu filho que ele tem de brincar com o colega que é diferente”. Depois nas costas é: Sabes filho ele não é igual a ti…. Não é tão inteligente como tu….pronto é “diferente”…. Coitadinho….
“A minha mãe deu-me umas calças da marca y que custam x euros”
“Já pedi ao meu pai, um Iphone e ele disse logo que me ia dar”
Como é possível só se preocuparem com isso!? E em simultâneo saberem que existem pessoas que nem sequer dinheiro têm para comer!? Cabe na cabeça de alguém?
“Alguma vez, um deficiente pode tirar um curso superior” “claro que não coitadinhos não têm capacidade para isso”….Eu atrevo-me a dizer que não só somos capazes – com toda a certeza - como se calhar desempenhamos muito melhor o nosso “papel” , com mais empenho do que muita gente dita “normal” que para aí anda! 
“Alguma vez as pessoas com deficiência motora podem fazer ballet….Claro que não! Têm os movimentos todos descoordenados….Nem sequer sabem ou conseguem dançar em pontas”! 
Está bem e depois?... Eu posso não saber, conseguir dançar em pontas…. mas para começar, acho que a beleza está precisamente nesses movimentos considerados descoordenados 
E acima de tudo….Tenho o mais importante, a capacidade de quanto mais não seja, dançar em pensamento e no meu mundo imaginário! Aí ninguém dança com mais entusiasmo do que eu. E já agora, apesar de eu não dançar muito coordenada e só o faço agarrada a alguém ou com o meu amigo andarilho, acho que a sociedade podia dar-me a oportunidade de mostrar o que sou capaz e de me deixar…simplesmente……voar, voar, voar!
Mas não, normalmente tira-me logo as assas (mas só as que estão á vista, porque as que estão na minha alma ninguém mas tira)! E sem elas…supostamente…não consigo ir a lado nenhum.
Pois lá está, se essas pessoas derrotistas e invejosas, pensam que eu sem elas não consigo “voar” enganam-se porque eu posso caminhar nesta direção, por outros caminhos mais longos e fascinantes, mas o que interessa aqui é que chegue na mesma á suposta meta da vida com um sorriso maior do que os demais! Por isso… por causa disso não se preocupem! Sonhem sempre.
Outra coisa que também é muito feia! É a chamada “dor de cotovelo”!
Ou seja as pessoas são incapazes de admitir que sentem inveja de nós por alguma razão e como tal põe-se a pôr defeitos “imaginários” que na verdade não existem! Mas eles sentem necessidade de os colocar lá! Se isso os faz mais felizes…das duas uma-: é ignorar e no fundo ter pena deles e da sua vida! Que só pode ser uma monotonia, pois se não fosse não passavam a vida a intrometer-se na nossa! 
Se estas atitudes não mudam um bocadinho estamos mal! Ainda há um grande caminho a percorrer! 
Por favor…antes de fazerem o que quer que seja nesta vida…pensem duas vezes porque depois a queda pode ser maior do que imaginam! Mesmo que sintam ou pensem que fazem parte dos “normais” ou pior ainda os “magnificos”.
Vá lá não sejam gananciosos! Cultivem o bem á vossa volta! E façam ver aos outros que os exemplos e pensamentos que eles dão e têm… não são de todos os melhores! E não é por causa de bens mais materiais que vão ser felizes, ou mais felizes! É assim que eu penso mesmo com 15 anos. Como vos disse sempre fui muito atenta e posso não dizer mas penso em tudo o que me rodeia. 
Todos nós temos o dever de seguir os nossos sonhos, por muito anormais que eles sejam…mas isso deve acontecer sem pisar o outro que pode não ter a capacidade de sonhar!
Devemos também ter a capacidade de fazer o chamado “exercício de consciência” e refletir sobre as escolhas que temos feio até aqui! E deixar o nosso lado positivo e sorridente transparecer! Pensem bem…porque dizem-me amigos que estimo, que um sorriso bonito desarma qualquer revolta ou zanga. Tem mesmo é que ser verdadeiro. Se todos sorrissem mais não se estalava tanto o verniz da sociedade. Nem precisava de ter verniz a disfarçar.
Agora sim!
Sinto-me renovada por ter deitado tudo cá para fora fiz a chamada “Arrumação da minha alma” com um sorriso!
Bom fim-de-semana para todos vós. Agora vou dar um passeio perto do mar e depois estudar história, uma das minhas disciplinas favoritas. 
Rita" - Encontra-se aqui

Parabéns por seres assim Rita, és um exemplo!

Após ler isto todos os meus problemas parece que desapareceram perante tanta força e determinação!

12 comentários:

  1. Há pessoas que nos dão um encontrão daqueles com uma grande lição de vida :)

    ResponderEliminar
  2. Hoje a sociedade incute a competitividade como um valor e os verdadeiros valores são precisamente os primeiros que a competitividade obriga a esquecer.
    Quem é que pode fazer amigos verdadeiros, quando ao primeiro virar de costas espeta uma faca no suposto amigo?
    Os miúdos começam logo nos bancos da escola a ser doutrinados no sentido de que quem não for competitivo, é um falhado. :/

    ResponderEliminar
  3. Uma grande lição de vida dada por alguém com 15 anos. Também penso assim. Há muita hipocrisia, demasiada hipocrisia para o meu gosto. Mas eu penso positivo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente, a nossa sociedade é assim e é bem provável que continue por muito tempo pois mesmo que algumas pessoas pensem como ela, continuam a ser "poucas". :\
    -Elisabete

    ResponderEliminar
  5. De facto foi. No entanto, foi um mês que começou tranquilo mas para o final começou a descambar. É só uma fase passageira!

    Realmente há miúdos que nos fazem crer que, afinal, ainda pode haver salvação para esta sociedade!!!

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Muito, muito obrigado!! Nem sabes o quão importante é, para mim, saber isso :')

    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. A Rita é a prova de que a idade não define maturidade. Belíssimo texto!

    ResponderEliminar
  8. Não a conhecia nada dela, mas rendi-me completamente a cada palavra dela.
    Fez-me refletir bastante acerca da sociedade dos nossos dias.
    Certamente irei procurar mais algumas coisas da autoria dela.
    Beijos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do texto, em meio a sociedade louca encontramos um pouco de paz dentro da nossa simplicidade.

    blogdajoanna.com

    ResponderEliminar
  10. Gostei e já lá fui. Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar