terça-feira, 21 de abril de 2015

Eu e o ensino!

Como eu acho que devia ser o ensino em Portugal:


Mais aqui!

Porque se aprende a investigar! Porque se aprende a procurar! Porque seguir um plano rígido e sem aplicabilidade não estimula, não permite aprender! 

Sim é preciso mudar é preciso ensinar a pensar e a aprender sozinho!

13 comentários:

  1. Se calhar era por isso que os nossos pais e avós (e falo por mim que nasci em meados do século passado), não iam
    à escola mas aprenderam a fazer tudo o que fosse necessário para sobreviver num mundo sem tecnologia.
    Costumo dar o exemplo do meu pai, um analfabeto que olhava o céu num fim de tarde e sabia o tempo que ia fazer nos dias seguintes. O mesmo analfabeto que, já em fim de vida, ria das previsões da meteorologia ainda a dar os primeiros passos, porque ele, o analfabeto, sabia "ler" o tempo no céu. :/

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo e de facto a escola em questão devia ser um exemplo a seguir.

    ResponderEliminar
  3. que propostya enriquecedora! obrigado por compartilhar!

    ResponderEliminar
  4. Ora ai está uma coisa com a qual concordo a 100%!!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Obrigado. Gostei do post, muito instrutivo, beijinho :)

    ResponderEliminar
  6. Um dos objetivos que tenho para quando for professora, é dar a matéria de forma a que os alunos sigam o raciocinio. Não quero apenas dizer "é isto, isto e isto", quero que eles pensem comigo, que acompanhem, que pensem e saibam o que vem a seguir... acho que estimular isso é mesmo muito importante!

    ResponderEliminar
  7. Sempre disse que não seria capaz de ser professora porque nunca me senti à vontade para simplesmente seguir directrizes obrigatórias. Muito menos sabendo que os alunos são avaliados com exames que podem condicionar o seu avanço ou não. Se as crianças não são iguais não podem ser avaliadas de forma igual.
    No entanto adoro ser Educadora. Por um simples motivo... Durante a creche e o pré-escolar as crianças podem ser elas mesmas. Aprendem ao seu ritmo, à sua maneira, de forma activa. Claro que há educadoras que fazem trabalho dirigido e igual para todas mas usando o método que aprendi (da metodologia de projecto) as crianças são as principais agentes na sua aprendizagem. E assim faz sentido.

    ResponderEliminar