Como eu acho que devia ser o ensino em Portugal:
Mais aqui!
Porque se aprende a investigar! Porque se aprende a procurar! Porque seguir um plano rígido e sem aplicabilidade não estimula, não permite aprender!
Sim é preciso mudar é preciso ensinar a pensar e a aprender sozinho!
Um senhor!
ResponderEliminarSe calhar era por isso que os nossos pais e avós (e falo por mim que nasci em meados do século passado), não iam
ResponderEliminarà escola mas aprenderam a fazer tudo o que fosse necessário para sobreviver num mundo sem tecnologia.
Costumo dar o exemplo do meu pai, um analfabeto que olhava o céu num fim de tarde e sabia o tempo que ia fazer nos dias seguintes. O mesmo analfabeto que, já em fim de vida, ria das previsões da meteorologia ainda a dar os primeiros passos, porque ele, o analfabeto, sabia "ler" o tempo no céu. :/
Um modelo a seguir, de facto!
ResponderEliminarMeeeesmo!!
ResponderEliminarBj S
Meeeesmo!!
ResponderEliminarBj S
Tal e qual :)
ResponderEliminarbjs
Concordo contigo e de facto a escola em questão devia ser um exemplo a seguir.
ResponderEliminarSem dúvida!!
ResponderEliminarque propostya enriquecedora! obrigado por compartilhar!
ResponderEliminarOra ai está uma coisa com a qual concordo a 100%!!
ResponderEliminarBeijinho*
Obrigado. Gostei do post, muito instrutivo, beijinho :)
ResponderEliminarUm dos objetivos que tenho para quando for professora, é dar a matéria de forma a que os alunos sigam o raciocinio. Não quero apenas dizer "é isto, isto e isto", quero que eles pensem comigo, que acompanhem, que pensem e saibam o que vem a seguir... acho que estimular isso é mesmo muito importante!
ResponderEliminarSempre disse que não seria capaz de ser professora porque nunca me senti à vontade para simplesmente seguir directrizes obrigatórias. Muito menos sabendo que os alunos são avaliados com exames que podem condicionar o seu avanço ou não. Se as crianças não são iguais não podem ser avaliadas de forma igual.
ResponderEliminarNo entanto adoro ser Educadora. Por um simples motivo... Durante a creche e o pré-escolar as crianças podem ser elas mesmas. Aprendem ao seu ritmo, à sua maneira, de forma activa. Claro que há educadoras que fazem trabalho dirigido e igual para todas mas usando o método que aprendi (da metodologia de projecto) as crianças são as principais agentes na sua aprendizagem. E assim faz sentido.